O Desafio da Casa Sem Lixo nasceu para auxiliar as pessoas que desejam ter uma vida mais coerente e conectada com o planeta, mas não sabem por onde começar. A ideia é ser leve e divertido, uma “aventura” por dia, durante apenas uma semana.

Segunda Sem Carne

1 refeição sem carne poupa: 9,1kg de CO2 emitidos na atmosfera, equivale a 44 Km rodados por um carro comum, 2480 litros de água limpa (o mesmo que 2 semanas de banhos de 15 minutos). Sim, tão simples e tão grande… Um super beijo no planeta!

Terça Sem Descartáveis

Os recursos do planeta são limitados e infelizmente a reciclagem não acontece em grande parte do país e do mundo! Sendo assim, simplesmente RECUSE: embalagens de qualquer tipo, copos, canudos, talheres, garrafinhas de água, guardanapos, sacolinhas, etc. Isso pode exigir de você uma certa organização, como, por exemplo, a escolha do restaurante onde costuma comer, levar seu próprio copo/garrafinha para o trabalho, tirar sua ecobag de casa (ou do porta-malas).

Quarta Sem Compras

Fique um dia inteiro SEM comprar NADA! Use o que você tem. Prepare a marmita, a garrafa de chá ou café. Diga não para aquela “SUPER OFERTA”, para a sobremesa da lojinha da esquina. Você consegue! É dia de REPENSAR o consumo.

Quinta Sem Industrializados

Dia de REPENSAR o que comemos e o que usamos em nosso corpo! Além de comer apenas comida de VERDADE, leia os rótulos dos cosméticos (maquiagem, sabonete, hidratantes, protetor solar, esmalte, perfumes, etc…). Recuse tudo que vier num pacotinho recheado de conservantes, ou que tenha ingredientes que você mal pode pronunciar! Aproveita e já faz um DETOX no corpitcho!

Sexta Compartilhada

Compartilhe seu lanche, seu tempo, seus recursos e habilidades. Coopere com alguém que precisa de qualquer tipo de ajuda. Doe roupas, ouça alguém que precisa desabafar, abrace. Divida a cerveja do happy hour antes que ela esquente. Convide um amigo para fazer um lanche… Use a imaginação. Seja criativo. Vai ser tão legal!

Sábado com a Natureza

Saia de casa para respirar ar puro. Coloque o pé na grama, na terra ou na arreia da praia. Sinta o cheiro de uma flor. Suba na árvore. Ande de bicicleta no parque. Dê um mergulho no mar! Que tal plantar a primeira plantinha da sua horta?

Domingo da Gratidão

Recuse-se a reclamar, murmurar ou falar mal de alguém ou qualquer coisa e situação. Encha a sua mente e a atmosfera ao seu redor com palavras de gratidão, elogios e amor. Vai ser delicioso!

Natal Sem Lixo – presentes

Natal Sem Lixo – presentes

Ah os presentes de Natal… quem não lembra da infância? Antes de continuar, precisamos considerar que este tema não alcança todas as pessoas. Infelizmente nem...

Natal Sem Lixo – decoração

Natal Sem Lixo – decoração

Nessa época do ano chegam até mim muitas perguntas sobre como fazer um Natal Sem Lixo. E agora? Ano passado lancei o Desafio Natal Sem...

Natal – Desafio Casa Sem Lixo

Natal – Desafio Casa Sem Lixo

Uma vez que o assunto aqui é LIXO e o objetivo: produzir menos lixo, estamos diante de um GRANDE desafio, o Natal. Ele ainda nem...

Desafio Casa Sem Lixo

Desafio Casa Sem Lixo

Outubro é o mês que acontece a Semana Lixo Zero em várias cidades do Brasil e eu não poderia perder a oportunidade para lançar um...