Prêmio Lixo Zero

Há exatamente uma semana, no sábado dia 20 de Outubro, eu estava no Rio de Janeiro juntamente com um “time de primeira” para comemorarmos um novo tempo, o crescimento do movimento Lixo Zero no Brasil! Prova disso, foi a “reunião” das iniciativas indicadas para o primeiro Prêmio Lixo Zero. Organizado pelo Instituto Lixo Zero Brasil em conjunto com o Menos 1 Lixo.

O local escolhido não poderia ter sido outro, o Museu do Amanhã. Representantes das mais diversas práticas sustentáveis se reuniram para receber o Prêmio que foi dividido em 6 categorias. Éramos 18 concorrentes, três por categoria e, a votação foi aberta ao público, que durante aproximadamente 15 dias pode conhecer e escolher entre inciativas tão inspiradoras!

As categorias eram:

Conscientização e Educação, cujo prêmio ficou com o movimento Pimp My Carroça. Eles concorreram com o Instituto Ecosurf e a UDESC, Universidade Estadual de Santa Catarina.

Redução e Reuso, cujos “concorrentes” eram Meu Copo Eco, Favela Orgânica e o Banco de Resíduos. O vencedor foi o Meu Copo Eco, representado pela queridíssima Larissa Kroeff.

Reciclagem, que premiou a Proecologic. Ela concorreu com a YouGreen e a Cooperativa Ecco Ponto.

Compostagem. Quem concorreu foi a CEPAGROCiclo Orgânico e a OEKO. O premiado foi o Ciclo Orgânico.

Ações Comunitárias, cujo vencedor foi o maravilhoso Diego Saldanha, idealizador do projeto da Ecobarreira, na região da grande Curitiba. Concorreram com ele o projeto ReciclAção e a Revolução dos Baldinhos.

E teve também a categoria Estilo de Vida, na qual a Casa Sem Lixo estava concorrendo com nada mais, nada menos que a musa Cristal Muniz, do blog Um Ano Sem Lixo (quem nos acompanha sabe da sua importância para o nosso projeto!) e o Tião Santoslíder dos catadores no processo de fechamento do maior aterro sanitário da América Latina, de Jardim Gramacho, em 2012. A Cristal foi quem levou o prêmio!

Além destas categorias foram premiadas outras quatro “iniciativas”: A produtora de eventos R2 Produções que consegue desviar do aterro mais de 95% de resíduos em seus imensos ajuntamentos, pela “Certificação do Ano”. Minha querida cidade de Florianópolis, como Cidade Lixo Zero, através do vice-prefeito Sr. João Batista Nunes. Jean Peliciari, líder do Dia da Limpeza Brasil, Let’s Do It Brasil, como Revelação do Ano. E o ambientalista, André Trigueiro foi nomeado como Jornalista do Ano, pelo seu belo trabalho na imprensa brasileira.

Para mim o maior prêmio foi estar perto desse povo lindo que nos faz perseverar e crer de que já está valendo a pena. Há esperança para o nosso planeta! Agradeço a cada um por simplesmente ser e, no seu ser diário, inspirar e alcançar tanta gente!

Minha gratidão também é estendida ao Instituto Lixo Zero, Rodrigo Sabatini e Mateus Peçanha, à Fê Cortez, Wagner Andrade e a equipe linda da Menos 1 Lixo! Vocês são especiais!

Por fim, meu carinho, meu amor a todos que votaram na Casa Sem Lixo e ao fazerem isso tiveram a oportunidade de conhecer um pouco melhor o movimento Lixo Zero! Por vocês a Casa Sem Lixo está aqui!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.