Natal Sem Lixo – decoração

Natal Sem Lixo – decoração



Nessa época do ano chegam até mim muitas perguntas sobre como fazer um Natal Sem Lixo. E agora? Ano passado lancei o Desafio Natal Sem Lixo. Este ano vou tentar responder a alguns destes questionamentos em dois momentos. Primeiro, vamos focar na decoração.

Sei que para muitas pessoas esta área é bem importante e pode ser tentadora, especialmente quando se tem crianças em casa. De fato, as ofertas vistas por aí são de encher os olhos. Apesar das crianças, nunca me senti assim tão tentada, mesmo antes de conhecer o movimento Lixo Zero, porque tenho horror a acumular coisas guardadas – digo coisas guardadas, pois os “apetrechos” do Natal ficam encaixotados por quase 11 meses do ano! Acho um desperdício de espaço e recursos em geral.

Já cheguei a pensar em usar apenas algumas luzes em cima do piano da sala, ou na estante, com o presépio, afinal somos cristãos e nada faz mais sentido no Natal do que o nascimento de Jesus, certo?

Mas… como já disse em outros momentos, somos uma família bem normal e há uns 4 anos compramos uma árvore de Natal de mais ou menos 1,5m que na maior parte do tempo “mora” no alto do armário do escritório, com mais uma caixa de “coisinhas” que ganhamos ao longo do tempo. Esta é basicamente toda a nossa decoração.

Não pretendo comprar mais nada.

DECORANDO SEM LIXO

Deixo então algumas poucas e relevantes dicas para pelo menos ajudar a nortear suas escolhas, ou te fazer repensar:

  1. Uma decoração minimalista é bem mais amiguinha do planeta, portanto, sua amiga. REPENSE.
  2. Use o que você tem. Não comprar nada é a melhor escolha quando o tema é sustentabilidade, em especial quando sua aquisição será usada por tão pouco tempo do ano. RECUSE.
  3. Caso você não tenha nada em casa e realmente deseja fazer alguma coisa especial, REUTILIZE e RECICLE. Use galhos, tecidos, fitas que você já possua ou de alguém próximo que não vá utilizar! Seja criativo, sua decoração terá ainda mais significado.
  4. Caso você não tenha nada e realmente deseja fazer alguma coisa especial, mas lhe faltam tempo e criatividade… Bom, então compre coisas de qualidade, que vão durar por muitos e muitos anos, valendo a pena cada recurso do planeta e do seu bolso investidos. IMPORTANTE: Prefira itens com matéria-prima reciclável e que são de fato recicladas na sua cidade (em geral as prefeituras disponibilizam uma lista destes itens em seu site – pelo menos é assim que funciona aqui na nossa cidade, como você pode ver AQUI).

É isso! Fique atendo ao próximo post onde darei dicas sobre “PRESENTES SEM LIXO”.

Deixe uma resposta