MULTIUSO

A área de serviço é o local onde estão estocados os itens mais tóxicos da casa: os produtos de limpeza. Na verdade isso não faz muito sentido. Como podemos limpar nossa sujeira com algo que é ainda mais “sujo” (pelo menos para a saúde)?

Voltamos ao famoso piloto automático. A indústria enche nossa cabeça com informações sobre germes, bactérias… e inventa milhares de produtos para eliminarmos esses seres indesejáveis da nossa casa. Para isso, usa produtos químicos que não matam apenas os tais seres, nos matam também – aos poucos, claro. A não ser que aconteça algum acidente… Se você tiver coragem, converse com alguém que trabalha num Hospital Infantil (um horror!). O terceiro lugar na lista de produtos mais perigosos para a intoxicação doméstica são os produtos de limpeza.

Nossas avós não usavam um produto para limpar cada cômodo da casa. Os tempos eram outros. Entendo que muitos deles “facilitaram” nossa vida, mas o preço pode ser alto. Não só na carteira. Para o pulmão, pele, olhos, unhas… E, claro, para a natureza. Uma “boa faxina” hoje em dia é responsável por enviar pelos nossos ralos muito “lixo tóxico”, poluindo rios, infectando animais, destruindo o planeta. Saiba mais aqui no site do Ministério do Meio Ambiente.

Sendo assim, há pelo menos 2 meses, diminuímos consideravelmente a compra desses produtos. Fui pesquisar novas alternativas para resolver dois problemas: a limpeza da casa e o desejo de não produzir mais lixo (além do lixo tóxico, tem as embalagens). Me surpreendi com as inúmeras opções de “receitas caseiras” disponíveis, e ainda mais, ao descobrir que não é nada novo… É bem provável que as mulheres da sua família faziam o uso delas antes de você nascer.

Coloquei a mão na massa. Conversei com nossa ajudante aqui em casa. Perguntei se ela topava limpar a casa com produtos “diferentes”. Ela aceitou numa boa. À medida que os produtos industrializados foram terminando, fazia os testes com os “novos”. Uma ótima experiência.

Segue então a primeira receita do blog: o MULTIUSO. Usamos pra limpar praticamente tudo aqui em casa. Vale a pena tentar.

MISTURE:

1/4 xícara de suco de limão

1/2 xícara de álcool líquido

1/2 xícara de água oxigenada vol. 10

1/2 xícara de vinagre de álcool

10 gostas de óleo essencial orgânico (escolha a essência da sua preferência e pingue quantas gotas achar melhor)

Tomara que você goste!

DICA: Com o passar do tempo usando este produto, tenho preferido não usar o suco do limão, pois ele tende a durar mais tempo e o cheiro não fica tão forte.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.