GRANOLA NOSSA DE CADA DIA

Respondendo a pedidos resolvi compartilhar, também aqui, algumas das receitinhas culinárias que fazem sucesso na nossa casa. Não sou nutricionista, muito menos grande cozinheira, mas por conta das minhas alergias e intolerâncias alimentares, além de toda a questão do meio ambiente, nos últimos anos tenho aprendido a experimentar coisas novas e testar receitas diferentes.

O fato de assumir meu “relacionamento sério” com o vegetarianismo também tem me impulsionado a arriscar mais na cozinha. Confesso que existem dias de puro prazer e outros onde o desastre é total! Sim, cozinhar é uma arte que exige coragem. Assistir documentários, vídeos, trocar ideia com outras pessoas, além da aquisição de livros de culinária, tem me ajudado bastante.

Segue então a receita da granola, que na verdade não é minha (importante destacar), peguei no livro da Bela Gil (que eu amooo), Bela Cozinha 2, e dei umas “pitadas” pessoais. Assim como você pode dar as suas, tirando ou acrescentando ingredientes que lhe agradam.

INGREDIENTES:

4 xícaras de aveia (flocos grandes)

1 xícara de melado

½ xícara de óleo de coco

½ xícara de sementes de girassol

½ xícara de sementes de abóbora (sem casca)

½ xícara de coco seco ralado

½ xícara de castanhas (nozes, castanha-de-caju, castanha-do-pará)

2 colheres de sopa de gogi berry

2 colheres de sopa de uva passa

MODO DE PREPARO:

  1. Misture a aveia, o melado e o óleo de coco numa tigela e passe para uma assadeira.
  2. Leve ao forno por 20 minutos (180⁰).
  3. Adicione as sementes, coco e castanhas, misture bem e coloque de volta ao forno por mais 10 minutos.
  4. Retire do forno e deixe esfriar antes de acrescentar o gogi berry e a uva passa.

DICAS:

  • Assim que esfriar a granola ficará bem crocante. No processo de “esfriamento” vale a pena dar uma mexida de vez em quando para que a granola não grude na assadeira.
  • Se quiser deixar a granola mais nutritiva, troque uma das xícaras de aveia por 1/2 xícara de quinoa em flocos + 1/2 xícara de amaranto em flocos. Fica deliciosa igual!

INFORMAÇÃO IMPORTANTE:

Compro todos os ingredientes dessa receita à granel – fora o melado que vem num recipiente de vidro retornável (saiba mais aqui). Receitinha zero plástico!

Esta receita rende mais ou menos 500 gramas de granola.

OUTRAS DICAS:

Se você gosta de cozinha “do bem”, ou “alternativa”, vale a pena conhecer as receitas da Bela Gil, Tati Lund, Anna Elisa de Castro, Alana Rox, Astrid Pfeiffer, etc… Tem muita gente boa, fazendo delícias sustentáveis!

Sobre vegetarianismo, indico a leitura dos livros do Dr. Eric Slywitch. Além das suas experiências pessoais e clínicas, esse médico nutrólogo traz dados chocantes de pesquisas sérias que podem ser bem esclarecedoras.

Agora, mãos na massa!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.