O comportamento na rua precisa ser coerente com a mudança que desejamos ver dentro de casa!
O primeiro e maior filtro para uma casa sem lixo é ativado na rua. Quando estamos fora de casa temos o poder de decidir o que levaremos para dentro dela, da bolsa e até mesmo das latas de lixo que encontramos no caminho.
Nosso comportamento na rua precisa ser coerente com a mudança que desejamos ver dentro de casa.
Recusar parece radical demais numa sociedade expert em desperdício, que corre sem parar e ainda assim não tem tempo pra nada. Mas, é sem dúvida o primeiro grande passo para esta mudança.
Como tenho me comportado fora de casa? O que preciso recusar?
Seguem aqui algumas dicas que nossa família está se esforçando para colocar em prática. Uma lista de coisas e comportamentos a serem recusados:
COPOS PLÁSTICOS – Escolha lugares que disponham de copos de vidro ou metal. São atóxicos e reutilizáveis. Tá com pressa? Use o seu copo e, siga em frente. Esqueceu em casa? Segure as pontas. Sua sede, ou desejo, terá de esperar.
CANUDINHOS PLÁSTICOS – Desnecessários. Tome diretamente no copo (de metal ou vidro). Ah! Mas eu tô com pressa... Temos algumas opções: 1) Use o seu copo pessoal para viagem. (Esqueci de trazer...) 2) Faça uma pausa. Sente. Viva o momento e beba o seu desejado líquido sem stress no local que você escolheu. (Ah! Não vai dar, não tenho tempo mesmo!) 3) Que pena... Vai ter que ficar pra outra hora.
PRATOS E TALHERES DESCARTÁVEIS – Mesmo raciocínio do COPO PLÁSTICO.
GUARDANAPOS DE PAPEL – Esse é difícil! Escolha lugares que usem de pano. Ou, tenha um pessoal sempre à mão (na bolsa). Ele terá outras utilidades, acredite!
LENCINHO DE PAPEL – Lembra daquele lencinho de bolso do seu pai? É hora de matar a saudade! Peça a ele um de presente (ele deve ter mais de um). Ou, use o seu guardanapo de pano (muitas utilidades, lembra?).
SACOLAS DESCARTÁVEIS – Desnecessárias também! Ecobags ou sacolas reutilizáveis são itens obrigatórios para uma casa (vida) sem lixo.
FOLHETOS, FOLDERS, REVISTINHA DE PROMOÇÕES – Não, obrigada! Simples assim.
EMBALAGENS – Evite consumir comidas e bebidas industrializadas... GARAFINHAS, LATAS, SAQUINHOS, BALAS, CHICLETES, etc... Não, obrigada! Organize seu tempo. Planeje. Assim, quando a fome chegar você terá opções trazidas de casa, ou tempo suficiente para comer num local que esteja de acordo com as dicas acima.
COMPRAS – Entre numa loja, supermercado ou shopping somente quando você realmente precisar comprar alguma coisa - de verdade! E pense bem se essa "coisa" respeita o planeta e a decisão tomada por menos desperdício. Caso contrário: Não, Obrigada! “O que os olhos não veem o coração não sente.” Acho que essa é uma das poucas situações onde esse ditado se aplica.
Devo estar esquecendo de muitas dicas... Mas estamos começando, né?
Vamos com calma.
Devagar e sempre...
Um passo de cada vez.