Por ser de bambu, o cabo pode voltar para a terra. Mas, antes disso...
Quando um tema é importante ele merece aparecer muitas e muitas vezes por aqui. Como a escova de dentes tradicional não é reciclável (what?!), ela deixou de ser uma opção para a gente. Desde então iniciamos nossa busca por uma opção mais sustentável. Saiba mais AQUI.
Assim que começaram a ser fabricadas no Brasil, fiz questão de tê-las em nossa coleção Gentileza, disponível lá no Mercado Sem Lixo.
Ok, elas fazem parte da nossa vida e agora? O que fazer quando se tornam apenas um resíduo?
Por ser de bambu, o cabo pode voltar para a terra. Mas, antes disso, tire o melhor proveito das suas escovas. Quando ficarem muito velhas para escovar os dentes:
- Coloque-as para auxiliar na faxina da casa.
- Faça plaquinhas na horta, identificando cada planta.
- Seja criativo, ou pesquise… devem haver mais ideias por aí.
Somente quando não encontrar mais utilidade, enterre-as.
MAS E AS CERDAS?
Por serem de nylon (mesmo as com carvão ativado, são de plástico!), muito fininho, ao invés de enviar com os rejeitos e correr o risco de acabar no meio do caminho (na rua, no bueiro, no mar... Afff…), preferimos armazená-las num pote em casa. Quando o pote ficar bem cheio, encaminhe para a reciclagem. Que tal?
Acredito que as chances de reciclagem aumentam quando são enviadas em maior quantidade.
O CABO DE BAMBU
O cabo leva em média 3 anos para se decompor na terra. Então a dica é enterra-lo em um local onde ele poderá ficar pelo tempo necessário para se decompor.
Se você não tiver acesso fácil a um lugar com terra, aproveita para criar “um evento”. Leve a família para um sítio, ou um parque… curtam a natureza e juntos procurem pelo espaço perfeito para “plantar” suas escovinhas.
Assista o vídeo para saber mais, AQUI.
Se você ainda não escolheu a sua escova, dá uma olhada nesse posta AQUI!
Nicole Berndt