BANHEIRO

CABELOS HIDRATADOS SEM LIXO

O banheiro é sempre uma área de tensão para uma Casa Sem Lixo. A oferta é grande. As promessas de “milagres” também. Sem percebermos, os armários deste cômodo da casa se enchem de plástico e “tentativas” frustradas. Os potes se acumulam. A validade dos produtos chega ao fim sem que eles terminem… Dinheiro e recursos escorrem pelo ralo. Como falar então de cabelos hidratados sem produção de lixo?

A hidratação dos cabelos começa com certeza de dentro pra fora. Alimentação e ingestão de líquidos tem tudo a ver com o assunto (mas este é um tema para outro post!).

Um segundo ponto a ser considerado é a forma como limpamos as madeixas. Xampus “convencionais” em geral não ajudam, pelo contrário, ressecam ainda mais os cabelos. Carregados de parabenos, óleos minerais, parafina, silicones e sulfatos vale muito a pena ler a composição do seu xampu e repensá-lo. Falamos um pouco melhor sobre este assunto AQUI.

Se esta for uma questão resolvida, ou seja, se você já usa xampus naturais, considere, no mínimo, meio caminho andado quando o tema é hidratação. Conheço pessoas que dispensaram o condicionador por simplesmente higienizarem seus cabelos de forma mais gentil. O couro cabeludo se equilibra e os óleos naturais do seu corpo dão conta de manter a cabeleira naturalmente hidratada.

Infelizmente esta não é a realidade de todos os cabelos, especialmente dos quimicamente tratados, dos ondulados e cacheados, que necessitam de uma atenção especial.

Aqui em casa já passaram muitos produtos. Me lembro no início da nossa jornada Zero Waste procurando por opções veganas, achando que seriam ideais. Atenção! Nem sempre um produto vegano é 100% natural. Uma coisa não está necessariamente ligada a outra. Por isso não abra mão de ler SEMPRE a composição dos produtos.

Uma das opções encontradas na jornada foi comprar o condicionador direto no “pote” no salão que eu frequento. Essa foi uma iniciativa do Gui e do Dom, que cuidam dos meus cabelos e trabalham com uma linha de produtos mais respeitosa, chamada Previa.

Minha meta é hidratar os cabelos com um produto que não venha “embalado” e isso começou a acontecer na semana passada quando entrei em contato pela primeira vez com um condicionador em barra da Lilith Botica, que eu ganhei de uma seguidora. Fiquei muito impressionada com o resultado e por isso faço aqui meu apelo para que você pense “fora da caixa” e busque alternativas mais naturais e carinhosas com você e o planeta. Existem muitas opções por aí, pesquise, prove, vale a pena.

Caso esteja neste caminho, deixo aqui mais algumas indicações de produtos naturais testados e aprovados aqui em casa. Eles não são “livres” de lixo pois vem com a embalagem (você pode reutiliza-las ou enviar para reciclagem – que nem sempre é a solução!), mas pode ser um começo!

Surya Brasil, linha cacheou.

Multi Vegetal

Unevie

Previa

Lilith Botica

Existem muitas outras linhas, por isso mais uma vez concluo dizendo: pesquise! E, sempre que possível, pensando sustentavelmente, sugiro que você priorize o comércio local. Até mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s