+ VERDE · COMPORTAMENTO · LIXO · REPENSE

FÓRUM MUNICIPAL LIXO ZERO

Amei o dia de hoje, por isso fiz questão de sentar e escrever antes que passe todas as emoções, pensamentos, sentimentos bons que sinto agora…

Acordei cedo e fui para o local do evento. Estava preocupada com o transito, e se haveria estacionamento, afinal, na minha ingenuidade, a cidade inteira estaria lá… Não! Não foi bem assim. Apesar de eu achar que deveria ser. O tema lixo não é tão atraente para a maioria das pessoas. Ainda.

Rodrigo Sabatini, presidente do Instituto Lixo Zero Brasil, falou sobre a pauta do dia, abrindo o diálogo e introduzindo os palestrantes.

Uma das falas mais profundas e marcantes foi a do Professor da Universidade Federal de Santa Catarina, Daniel Silva, que afirmou ser o lixo uma ausência de conceito, vazio. Uma vez que o vazio emocional é dado pela biologia da indiferença, e a indiferença é o oposto do amor – que inunda as células, que nos conecta – sem amor nos deparamos com o vazio. E é aí, no vazio emocional que o “fora” é estabelecido (o lixo). Uau!

Estamos desconectados! Distanciados uns dos outros e da própria natureza. Perdemos a noção e a força do “comum”. Afinal, existem bens que são comuns, certo? Como disse o Prof. Daniel: “A Felicidade é Pública”!

20170808_100722 (1)A fala do Márcio Gerber e o cenário por ele apresentado através do documentário UmaGota.doc do Projeto Route também foram extremamente impactantes e, na minha opinião, motivadores. Algo precisa ser feito e eu faço questão de fazer parte disso. Confira o trailer do documentário aqui. Há! E não deixe de assisti-lo na íntegra.

Conheci também outros movimentos e projetos lindos que você pode conhecer para se inspirar. Deixarei os links daqueles que estão disponíveis online.

Apesar dos problemas que uma cidade como qualquer cidade brasileira enfrenta, minha cidade, Florianópolis, tem se destacado por sua preocupação ambiental. Há muito o que ser feito ainda, os dados permanecem assustadores, tanto lixo indo parar no mar, coisas que não tenho nem capacitação para nominar ou explicar… Mas, ainda assim, depois de ver, ouvir e conhecer as pessoas que encontrei hoje, confesso que me sinto encorajada a continuar. Sem esquecer que: “A mudança cultural é um processo artesanal”.

Deixo aqui minha admiração e gratidão a cada um que trabalhou e se doou para que o Fórum Municipal Lixo Zero acontecesse, mas que com certeza não se limitam aos discursos, pelo contrário, literalmente colocam as mãos no lixo no seu dia-a-dia. Vocês são demais!

Confira abaixo esses Projetos lindos e inspiradores:

Instituto Lixo Zero Brasil

Projeto Route

Museu do Lixo

Clã de Livres Arteiros

Brotei Permacultura

Weee.do

Destino Certo

NEAmb

Origem

Less Eco

Mapa Verde

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s