COMPORTAMENTO · COMPRAS

PARCERIA

Certa vez li que uma das formas de nos tornarmos consumidores mais sustentáveis é dando preferência ao comércio local. Quanto mais o seu bairro se desenvolve, maiores são as chances de você “resolver sua vida” por ali… Contribuímos com o trânsito, deixando nossos carros na garagem: melhorando a qualidade sonora e do ar. Movimentamos nosso corpo: nossa saúde agradece. Socializamos com os vizinhos, etc… Muitos são os benefícios!

Há mais de 3 anos conheci a Cláudia, que abriu uma loja de produtos naturais no nosso bairro. Fiquei tão feliz quando vi a loja que ao fazer minha primeira compra, me lembro de ter dito o quanto torcia pelo seu sucesso ali. Virei cliente!

O tempo passou e ao conhecer os princípios do Zero Waste Life (Vida Sem Desperdício) não contei tempo. Numa das visitas à “Cia da Saúde” bati um papo com a Cláudia sobre a possibilidade de fazer as compras com meus próprios potinhos, me surpreendi com a abertura e incentivo que recebi.

Na visita seguinte lá estava eu iniciando uma nova jornada, um jeito diferente de consumir. Era novo pra mim e novo pra ela. As vezes as funcionárias não sabiam muito bem como lidar com aquilo, sujamos a balança… perdi as contas de quantas vezes esquecemos de pesar o potinho antes de colocar o produto (aí tinha que começar tudo de novo…). Sem contar os olhares esquisitos dos outros clientes e as vezes a fila que se forma (porque sim, acaba demorando um pouco mais do que colocar o produto no habitual saquinho plástico). Mas a Cláudia tirou de letra! Tenho certeza de que a forma como fui recepcionada e motivada fez TODA a diferença para mim.

Como se não bastasse, um belo domingo de março me deparo com um post no Instagran da Cláudia. Na imagem havia alguns potinhos de vidro com o seguinte texto: “Abraçando a ideia da @casasemlixo, agora na Cia da Saúde do Estreito você pode levar os produtos nos vidros, mais amor ao planeta, menos lixo. Venha fazer a diferença doando ou usando nossos vidros.” (veja o perfil @claudia_cia_estreito).

cláudia Cia da Saúde 1Por iniciativa própria ela começou a juntar vários potinhos da sua casa e dos vizinhos do prédio e iniciou a “campanha dos potinhos”. Qualquer um pode doar potinhos de vidro ou simplesmente, sem pagar nada a mais por isso, usar os potinhos que ficam à disposição dos clientes na loja. Fantástico!

Não preciso descrever minha ALEGRIA, quase EUFORIA (quem me conhece sabe…)! Algo muito concreto estava começando de fato a acontecer. Três meses depois de tomarmos a decisão de produzir menos lixo: RECUSANDO, REDUZINDO, REUTILIZANDO, RECICLANDO e DECOMPOSTANDO, podia ver uma “ponte” se solidificando.

A parceria não parou por aí… Tem coisas novas acontecendo! De uma forma tão natural surgiu o desejo de criar uma Ecobag (sacola reutilizável) e saquinhos de algodão como outras alternativas para um consumo mais sustentável (ainda estamos testando e avaliando as possibilidades). Com o incentivo dessa querida amiga de bairro comecei a sonhar e a perceber como é possível realmente ser boa influência para as pessoas a nossa volta, e que nem sempre é possível medir o potencial de atitudes tão pequenas.

3 comentários em “PARCERIA

  1. Abraçandoba a causa junto a Casa sem lixo fazendo a minha parte difundindo essa idéia ,precisamos de pessoas como a Nicole ,pessoas empenhadas a salval o planeta , plantar a semente da consciência è o papel diario da Nicole

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s