COZINHA · LIXO · REPENSE

ELETRODOMÉSTICOS

De acordo com o dicionário informal, eletrodomésticos são aparelhos elétricos usados para facilitar várias tarefas domésticas, como cozinhar, conservar os alimentos, limpar a casa, a roupa, auxiliar nos cuidados de beleza e também como formas de entretenimento.

Você já parou pra pensar em quantos eletrodomésticos existem na sua casa? E, claro, não poderia deixar de perguntar: Quantas tarefas domésticas realmente necessitam ser “facilitadas” por um eletrodoméstico?

De acordo com o Relatório Planeta Vivo de 2014 do Fundo Mundial para a Natureza (WWF), em apenas 40 anos, mais da metade da vida natural do planeta foi extinta (leia mais aqui).

Gostaria que houvesse, mas na verdade não tem forma mais fácil de escrever isso. Estamos pensando em qual será nosso mais novo “brinquedinho” pra “facilitar” nossa vida que já tá ficando quase que sem graça, de tão “fácil”, enquanto a natureza agoniza. Nosso conforto é mais importante que a vida de milhares de espécies, e até mesmo que a vida dos nossos filhos, netos e bisnetos, pois se pensarmos bem, está cada dia mais difícil prever em que tipo de planeta viverão!

Lendo o blog A Rocha International me deparei com a seguinte declaração, de um dos fundadores do Conselho para a Defesa dos Recursos Naturais (National Resources Defense Council ), Gus Speth:

“Eu costumava pensar que os principais problemas ambientais globais eram a perda de biodiversidade, o colapso dos ecossistemas e as mudanças climáticas. Eu achava que em 30 anos de boa ciência poderíamos resolver esses problemas, mas eu estava errado. Os principais problemas ambientais são apatia, ganância e egoísmo, e para lidar com estes, necessitamos de uma transformação espiritual e cultural. E nós, cientistas, não sabemos como fazer isso.”

Essa semana me distrai enquanto lavava a louça e acabei quebrando o copo do nosso liquidificador. Fiquei MUITO chateada. Eu gosto pra caramba do nosso liquidificador, foi escolhido a dedo e com carinho, há alguns anos. Copo de vidro, porque eu não curto plástico. O fundo tinha que sair, porque eu tenho nojinho de não conseguir limpar direito… E agora, estava quebrado. 😦

Feliz ou infelizmente usamos muito o liquidificador. Ainda não temos o “sonhado” processador (sim eu sonho com novos “brinquedinhos”), e como os industrializados são coisas cada vez mais raras aqui em casa, não tinha como ficar sem o querido liquidificador. Lá fui eu pro Google…

A notícia boa é que eu não precisei comprar um liquidificador novo.

A notícia ruim é que sim, precisei comprar um novo copo de liquidificador e, consequentemente usar mais recursos do nosso planeta. Além disso, vamos ter que “jogar fora” o copo quebrado. Ainda não tive coragem. Mais lixo…

2 comentários em “ELETRODOMÉSTICOS

  1. Vou te apresentar então um eletrodoméstico que para mim tem uso diário. Kkkkk, mais um!! Nutri bullet, ou nutri ninja, que extrai 100% dos alimentos. Não precisa coar mais nada de frutas, verduras, talos e grãos. Nem uso mais o liquidificador. Faço os kits de suco, congelo, e ele bate maravilhosamente.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s